Desova de tartarugas marinhas na Praia de Camburi

A equipe do Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES), executado pelo CTA – Serviços em Meio Ambiente, recebeu no último sábado (14/03) um acionamento referente ao nascimento de tartarugas marinhas na praia de Camburi, Vitória/ES.

Os filhotinhos de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) estavam indo em direção ao calçadão e foram recolhidos por uma família que trabalhava vendendo água de coco no local.

Em praias urbanizadas, como a praia de Camburi, o apoio da população e de trabalhadores locais, é fundamental para a proteção dessas espécies. A iluminação artificial desorienta os filhotes, que acabam indo na direção contrária do mar, reduzindo muito as chances de sobrevivência.

Vale lembrar que as tartarugas marinhas possuem pulmões, ou seja, precisam do ar atmosférico para respirar e, por isso, não é recomendado colocá-las em recipientes fundos e com muita água. Após o recolhimento, os filhotes devem ser soltos o mais rápido possível, bem próximo do mar.

Caso encontre um animal encalhado na praia (mamíferos, tartarugas e aves marinhas), vivo ou morto, acione a Central de Emergências da Petrobras através dos números 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ).